17/12/2018

Aprovado projeto que obriga novos loteamentos a usarem lâmpadas LED na rede de iluminação pública....

Na sessão desta segunda-feira, 17 de dezembro, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº054/2018, de autoria do Vereador João Paulo Tonin Carpeggiani (MDB), que tarta sobre a obrigatoriedade do uso de lâmpadas de LED (Light Emitting Diode ou Diodo Emissor de Luz) na rede de iluminação pública em novos loteamentos no município. Os antigos loteamentos também poderão adequar-se às normas desta Lei, conforme houer a necessidade de substituição das lâmpadas antigas. Conforme o autor do projeto, o Município, somente nos últimos seis meses teve um aumento de 67% no custeio da iluminação pública, passando de R$ 102.088,21 mensais em abril para R$ 170.509,95 em agosto. Ainda para Carpeggiani, a iluminação pública por diodos emissores de luz traria inúmeros benefícios. Exemplo disso é alcançado pela comparação entre um projeto feito com 200 lâmpadas de vapor de mercúrio substituídas por luminárias de LED. Apenas esta alteração é capaz de gerar uma economia de, aproximadamente, 30 megawatts anuais – o que corresponderia, em valores atuais, a um abatimento de R$ 15.155,10 na conta de energia elétrica do Município. Partindo do pressuposto que hoje Flores da Cunha arca com cerca de R$ 2.000.000,00 anuais para custeio da iluminação pública, a substituição de somente 200 lâmpadas representaria um abatimento considerável na ordem de 0,75%. Isto representa um grande benefício para a cidade, cujo dinheiro poderia ser usado para suprir outras demandas prioritárias da população.