17/02/2021

Audiência esclarece alteração no Plano Diretor

Proposta altera o Plano Diretor do Município para modificar o traçado da Perimetral de Flores da Cunha, na altura do Loteamento Residencial Villa Romana

A Câmara de Vereadores de Flores da Cunha, por meio da Comissão de Educação, Saúde, Agricultura, Serviços Públicos e Direitos Humanos promoveu nesta quarta, audiência pública para apresentação da Mensagem Retificativa nº2 ao Projeto de Lei Complementar 007/2020. A proposta altera o Plano Diretor do Município para modificar o traçado da Perimetral de Flores da Cunha, na altura do Loteamento Residencial Villa Romana.

Conduzida pela presidente da Comissão, vereadora Silvana De Carli, a audiência contou com a participação da secretária de Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito e da arquiteta e urbanista do departamento de Projetos e Planejamento Urbano da Secretaria, Elisangela Ferreira Hardtke.

De acordo com Elisangela, a perimetral inicia na Estrada Velha, contorna o perímetro urbano e desemboca na RS 122, fazendo um trajeto de Nova Roma à São Gotardo. A perimetral foi construída em cima de antigas vias já existentes no município. A arquiteta destacou que o estudo foi desenvolvido pelo departamento de Projetos e Planejamento Urbano da Prefeitura em conjunto com a Olimóveis Urbanismo, urbanizadora responsável pala construção do Loteamento Villa Romana. “A perimetral deverá ter um fluxo intenso, a proposta dela é desacelerar outras vias. Quanto melhor a topografia, sendo mais plana, melhor para o município. Ela tinha uma curva, onde era o traçado original e agora a via passa a ser uma reta para ter condições melhores de mobilidade urbana”, defendeu.

A secretária Rosiane explicou que além de liberar o fluxo mais intenso, a perimetral é uma alternativa à Avenida 25 de Julho. “Quando tivermos essa via no gabarito correto, a cidade ganha como um todo, já que é paralela à Avenida e vai comportar o crescimento da cidade também”, enfatizou.

Participaram ainda o presidente da Câmara de Vereadores, Clodomir José Rigo e os vereadores Vitório Francisco Dalcero, membro da comissão, Carlos Roberto Forlin, Luiz André de Oliveira e Diego Tonet.

Fotos: Shamila carpeggiani