08/06/2021

Barp discursa sobre a passagem do Dia do Vinho

Vereador destaca evolução da produção vinícola no país

Com a expressão “em se plantando tudo dá”, de Pero Vaz de Caminha, o vereador Ademir Antonio Barp (MDB) abriu seu discurso no grande expediente da sessão desta segunda-feira, dia 7. O vereador ressignificou a famosa frase relacionando com a agricultura na região para destacar a passagem do Dia do Vinho.

“A implantação de vinhedos destinados à elaboração de vinhos iniciou no Brasil de forma modesta, principalmente na região Sul do país, utilizando cultivares de uvas de origem americana, devido à resistência destes genótipos às principais doenças que afetam a cultura”, lembrou. Barp destacou ainda a evolução da produção vinícola no Brasil, com a ampliação do leque de cultivares de uva e a elaboração de novos produtos. “Nessa evolução do produto nacional, diversas etapas foram necessárias para garantir a exploração dos diferentes terroirs, termo sem tradução para o português que remete à relação íntima entre o solo e o micro-clima particular de determinada região, que permite  o cultivo de uma variedade de uva, a qual expressa sua qualidade, tipicidade e identidade em um grande vinho”, ampliou.

Barp atribuiu o desenvolvimento do enoturismo à  viticultura. “Com uma arquitetura única e característica, os  empreendimentos vinícolas agregam à elaboração de vinhos e derivados, hotéis, restaurantes e parques temáticos que configuram um palco de deleite para os visitantes desfrutarem de produtos e experiências únicos”, afirmou.

O parlamentar falou também sobre as previsões que indicam um leve aumento, podendo ultrapassar as 800 mil toneladas somente no Rio Grande do Sul. “Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), hoje o estado mantém 46.774 hectares destinados ao cultivo da uva. Em relação a qualidade, ainda é cedo para fazer uma avaliação geral. Entretanto, as uvas precoces, destinadas à elaboração de espumantes apresentaram excelente sanidade e equilíbrio entre acidez e açúcar, o que é ideal para a bebida”, partilhou.