27/04/2021

Barp reflete sobre a não retomada das aulas na pandemia

Vereador defende que as aulas sejam retomadas de forma segura

Na sessão de segunda-feira, dia 27 de abril, o vereador Ademir Antonio Barp (MDB) falou sobre a expectativa em relação a retomada das aulas nesta semana no RS, que acabou não ocorrendo conforme suspensão judicial, divulgada no domingo, dia 25. O governo estadual informou que analisa o despacho e deverá ainda nesses dias se manifestar sobre o impacto dessa medida sobre a abertura das escolas.

Ao comentar sobre as decisões, o vereador disse que a justiça se impôs com certa razão, mas o parlamentar acredita que a bandeira preta deveria ser alterada. “Deveria se mudar a bandeira para se ter a volta às aulas. Cada um tem a sua razão, cada um tenta da sua maneira colocar as coisas para que funcionem. Há quem prefira que as escolas voltem, que os alunos voltem, mas a justiça entende que até que ficar em bandeira preta o retorno não vai acontecer”, esclareceu.

Barp reforçou ainda que o Piratini solicitou esclarecimento de urgências ao Tribunal da Justiça para obter o reconhecimento de que a volta às aulas não representaria um descumprimento de ordem judicial.  Após esclarecer os posicionamentos oficiais, o vereador afirmou que “o que está acontecendo parece que é uma guerra de liminares e nos embasamentos, às vezes, quem alega não é tão convincente pelo momento que está sendo vivido”.

O vereador demonstrou preocupação com o impedimento da retomada das aulas. “Já é o segundo ano das nossas crianças sem participar, interagir, aprender, junto às suas escolas, seus colegas, seus professores. Há o ensinamento a distância, muito bom, a gente acredita que sim. Mas a escola parece às vezes que é insubstituível. A gente acredita e espera que dias melhores virão. Que pare esta guerra de liminares em nosso estado e que as aulas aconteçam de forma segura para as nossas crianças”, defendeu.