Ir para conteúdo principal
Logotipo Print Câmara de Flores da Cunha
Conteúdo Principal
19/11/2024

Caderode recebe Moção de Congratulações pelos 30 anos de atuação

Via pública não pavimentada, localizada no Travessão Cavour, é denominada Estrada Luiz Coloda Neto

COMPARTILHAR

Na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 18 de novembro, os vereadores da Câmara Municipal aprovaram por unanimidade a Nova Redação do Projeto de Lei 56/2024 e a Moção de Congratulações 23/2024.

Ao fazer uso do grande expediente, o vereador Luiz André de Oliveira (Republicanos) defendeu sua Moção de Congratulações em homenagem às três décadas de atuação da Caderode, com sede em Flores da Cunha. O edil iniciou sua fala apresentado um breve histórico da empresa, fundada em dezembro de 1994 e que, atualmente, é comanda pelos irmãos Volnei e Valdezir Dondé, diretor-presidente e diretor industrial, respectivamente.

Luiz trouxe dados da empresa, que possui um portfólio com mais de 4 mil produtos ativos, conta com 200 colaboradores diretos e atua em 23 estados, com 34 lojas em todo o país, além de operações na América Latina e América Central, em países como: Honduras, Paraguai, Uruguai e Bolívia. Neste ano, com a projeção de abertura de cinco novas lojas, a expectativa é de um crescimento de 20%. O vereador finalizou apresentando um vídeo que narra a trajetória inspiradora da empresa e enfatizando que a Caderode se tornou um pilar fundamental na geração de emprego e renda, proporcionando oportunidades de crescimento para muitas famílias e, com isso, fomentando a economia local.

A vereadora Silvana De Carli (Progressistas) cedeu seu tempo na tribuna para o colega Horácio Natalino Rech (PL). O edil ocupou o espaço para apresentar o Projeto de Lei, de sua autoria, que denomina de Estrada Luiz Coloda Neto uma via pública não pavimentada que está localizada no Travessão Cavour, no interior de Flores da Cunha.

O vereador defendeu que a proposta é uma forma de honrar a memória de Luiz Coloda Neto, nascido em 21 de março de 1916, em Flores da Cunha, e considerado um exemplo de fé, dedicação, simplicidade e amor ao próximo. Horácio argumentou que o projeto também faz um tributo aos valores que norteiam a comunidade, evidenciados na pessoa de Neto, definindo-o como um exemplo de pai, esposo e pessoa apaixonada pela cultura local. O parlamentar citou, ainda, que na vida profissional Neto foi sócio da Olaria Manfro e também se dedicou à agricultura, contribuindo para o desenvolvimento econômico. Faleceu em 20 de janeiro de 1972, mas, seu legado permanece vivo e continua a inspirar novas gerações.

Também no uso do grande expediente, o vereador Vitório Francisco Dalcero (MDB) abordou o tema consumo consciente e sustentabilidade. O edil apresentou os conceitos dessa temática e proporcionou uma reflexão sobre os hábitos de consumo e seus impactos no meio ambiente, na economia e na sociedade.

Vitório também tratou de assuntos como evitar o desperdício e pensar a real necessidade de compra; considerar a procedência dos produtos adquiridos; atentar para as embalagens utilizadas, a fim de que sejam recicláveis e com o intuito de produzir menos lixo. O parlamentar também destacou que o consumo consciente é mais que um aspecto individual, trata-se de uma ação coletiva que pode ser fortalecida pelas práticas sustentáveis das indústrias e pelo engajamento em projetos e iniciativas que promovam a conscientização e a educação sobre consumo responsável. O vereador encerrou apresentando um vídeo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre economia circular.

A sessão ordinária é aberta ao público e tem início às 18h, na Sala de Sessões Olindo Carlos Toigo, na Casa Legislativa Raymundo Paviani, com transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube da Câmara de Vereadores.

 

Confira as proposições aprovadas:

 

Nova Redação do Projeto de Lei nº 56/2024: denomina de Estrada Luiz Coloda Neto, uma via pública não pavimentada que está localizada no Travessão Cavour, no interior de Flores da Cunha/RS.

 

Autoria: vereador Horácio Natalino Rech

 

Moção de Congratulações nº 23/2024: ao Sr. Volnei Dondé e ao Sr. Valdezir Dondé, diretor-presidente e diretor industrial, respectivamente, da empresa Caderode, extensiva a todos funcionários, clientes, fornecedores e colaboradores pelos seus 30 anos de fundação.

 

Autoria: vereador Luiz André de Oliveira

 

Estas e outras proposições da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha estão detalhadas no link.


Conteúdo Rodapé