07/08/2023

Câmara aprova Moção de apoio a projeto que declara Flores da Cunha “Capital Estadual do Menarosto”

Proposta tramita na Assembleia Legislativa

A Câmara Municipal de Flores da Cunha aprovou, na sessão desta segunda, dia 7, a Moção de Apoio nº 010/2023 ao Projeto de Lei N.º 225/2023 do deputado estadual Carlos Búrigo (MDB/RS), que declara o município de Flores da Cunha como a “Capital Estadual do Menarosto”. Autor da proposta, o vereador Ademir Antonio Barp (MDB) defende que o projeto envolve uma importante cultura gastronômica de nosso município, sendo o Menarosto já instituído por lei como prato típico de Flores da Cunha.

Durante o grande expediente, o vereador Horácio Natalino Rech (PSB) enfatizou a importância da comunidade e o papel fundamental de todos os cidadãos na sociedade. Ele destacou o valor dos agricultores e expressou seu compromisso em promover políticas públicas que valorizem os setores locais, incluindo educação, saúde e empreendedorismo. Além disso, ele ressaltou a necessidade de buscar emendas parlamentares para financiar projetos e melhorias na cidade. Na ocasião, também elogiou o desempenho da saúde no município, agradecendo a dedicação dos profissionais e a qualidade dos serviços oferecidos. Rech reforçou o compromisso da Câmara em trabalhar pelo bem-estar e saúde da comunidade.

O vereador Carlos Roberto Forlin (MDB) destacou suas indicações para melhorias na cidade, como a instalação do ponto de ônibus na TK Guindastes e tapa-buracos na Avenida 25 de Julho e Frei Eugênio com São José. O vereador discursou em defesa das cidades sustentáveis e inteligentes, com participação cidadã, mobilidade urbana, acesso à educação e saúde, vida independente para idosos e pessoas com necessidades especiais. O emedebista enfatizou diálogos multidisciplinares e cidades que envolvam os cidadãos na melhoria da qualidade de vida e frisou a criação de empregos e embelezamento da cidade.

O vereador  Diego Tonet (Progressistas) exaltou o sucesso do projeto da Mostra Científico-Cultural, estimulando a pesquisa em estudantes desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, conforme a BNCC. Destacou a participação de escolas municipais e estaduais, promovendo soluções para problemas cotidianos. Elogiou o êxito de projetos locais em eventos nacionais e internacionais. Na Mostratec 2023, destacou a inclusão de outras instituições e oferecimento de formação para professores e alunos. Premiações foram concedidas e o evento foi marcado pelo engajamento dos estudantes.