Ir para conteúdo principal
Logotipo Print Câmara de Flores da Cunha
Conteúdo Principal
07/03/2024

Câmara de Vereadores recebe a exposição “O Universo e a Mulher”

Da artista plástica Ritamar De Venz Francescatto, a exposição é uma homenagem ao Mês da Mulher

COMPARTILHAR

Durante os dias 11 a 29 de março, das 13h30 às 18h30, o Solar Dalva Maitelli Belló, localizado na Casa Legislativa, recebe a exposição da artista plástica florense, Ritamar De Venz Francescatto. A mostra é uma homenagem e celebração às mulheres pelo seu mês, e apresenta uma criação poética do universo da artista, espelhando o que permeia o espaço feminino.

A abertura da exposição será no dia 11 de março, a partir das 19h30. A mostra é uma realização da Procuradoria da Mulher, da Câmara de Vereadores, em conjunto com a Associação dos Produtores de Arte e Cultura (APAC) de Flores da Cunha.

Sobre a artista: 

Ritamar De Venz Francescatto tem deixado uma marca indelével no mundo das artes ao longo de sua trajetória. Ela se revelou uma  verdadeira prodígio em diversas disciplinas criativas. Sua jornada é uma história de paixão e dedicação à arte, desdobrando-se ao longo de décadas e abrangendo áreas tão diversas como artes cênicas, música, literatura, artes visuais, e domínio da arte abstrata onde suas visões internas se revelam de uma maneira única e intrigante .

Com formação em Magistério e Artes na Universidade de Caxias do Sul (UCS), Ritamar consolidou sua competência e conhecimento no campo das artes visuais. Ela é uma artista multifacetada que domina diversas técnicas artísticas, desde a aquarela, lápis de cor, pastel seco e oleoso, guache, acrílica, óleo, colagem até a aplicação de texturas. Sua incessante busca por inovação e exploração de novos elementos a mantém em harmonia com sua própria essência. Sua expressão artística se desdobra por meio de obras abstratas e abstrato-figurativas, sendo notável por seu uso vibrante das cores que infunde uma energia plástica única em suas criações. 

Promoveu arte e cultura na sua cidade natal organizando diversas mostras de artes e exposições didáticas, teatros, musicais, pinturas em muros e painéis. Dedicou inúmeros anos à criação de tapetes de serragem nas ruas, celebrando o Corpus Christi, uma tradição que funde criatividade, espiritualidade e comunidade. 

A participação em exposições coletivas e individuais nas cidades de Caxias do Sul, Gramado, Bento e em várias outras localidades nacionais e internacionais é uma evidência do reconhecimento e impacto de sua obra no cenário artístico. A exposição individual intitulada “Instantes do Amanhecer da Vida” foi particularmente marcante, registrando 500 assinaturas em seu livro de visitas, testemunhando a admiração por seu trabalho. 

Ritamar conduz pesquisas contínuas, mantendo-se em sintonia com seu eu interior e com sua jornada artística em constante evolução. Sua vida é uma narrativa de perseverança, dedicação e amor às artes. Ao longo de sua jornada, Ritamar De Venz Francescatto continuou a surpreender e inspirar, tocando corações e mentes. Conheça mais do seu trabalho, em seu site oficial.

Serviço:

Data: 11 a 29 de março de 2024.

Horário: 13h30min às 18h30min

Local: Solar Dalva Maitélli Belló  - Câmara de Vereadores


Conteúdo Rodapé