Com mais de cinco décadas dedicadas à arte do sabor, Helena Pasetto Soprano, mais conhecida como Dona Helena, receberá o certificado Mulher Cidadã 2025. Indicada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a cozinheira recebe a homenagem da Câmara Municipal de Flores da Cunha em Sessão Solene na próxima quarta-feira, dia 5 de março, às 20h, na Sala de Sessões Olindo Carlos Toigo.
Dona Helena nasceu em 3 de setembro de 1937, no município vizinho de Antônio Prado. Casou-se com Adelar Pedro Soprano, com quem teve quatro filhos: Lari Antônio, Hugo Luís, Nilson e Claudia Rita. Ela chegou a Flores da Cunha há cerca de 50 anos, começando sua jornada na cozinha, inicialmente preparando refeições e, posteriormente, doces e salgados que se tornaram referência em festas e eventos. Viúva e com os filhos pequenos, foi incentivada pelo irmão, Paulo, a cozinhar no bar que ele administrava, na Avenida 25 de Julho.
Após o falecimento do irmão, Dona Helena retornou para Antônio Prado com os filhos. Porém, o destino a trouxe de volta para Flores da Cunha, onde firmou raízes e não se afastou mais da cozinha. Com o passar dos anos, seus doces e salgados foram conquistando cada vez mais admiradores, fazendo com que ela se dedicasse exclusivamente a essa atividade. Aos 87 anos, construiu uma trajetória marcada pelo talento, dedicação e amor à gastronomia.
Além de sua vocação, Dona Helena sempre se destacou pelo esforço, perseverança e simpatia. Enfrentou desafios ao longo da vida, mas nunca perdeu a determinação. Hoje, compartilha seus conhecimentos com os netos André e Amanda, garantindo que a tradição e a paixão pelo ato de cozinhar permaneçam vivas.
Receber o certificado de Mulher Cidadã 2025 representa, para Dona Helena, o reconhecimento de uma vida de muito trabalho e contribuição para o município. “Não estou nem acreditando, fiquei muito emocionada e não esperava. Foi uma alegria”, declara.
Fonte e foto: Bruna Marini | Jornalista MTB 19289 | Assessoria de Comunicação