25/04/2024

Moção de Congratulações à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Flores da Cunha é aprovada

PL sobre ordenamento territorial e horário de funcionamento de clubes de tiro no município também foi aprovado na sessão do dia 8 de abril

Na sessão ordinária do dia 8 de abril, o Legislativo florense aprovou por unanimidade um projeto de lei e uma moção. O PL nº 13/2024, de autoria do vereador Clodomir José Rigo (Progressistas), dispõe sobre o ordenamento territorial e horário de funcionamento das entidades de tiro desportivo no município. Já a Moção de Congratulações nº 02/2024, de autoria do vereador Vitório Francisco Dalcero (MDB), parabeniza a nova diretoria da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Flores da Cunha pelo exemplar trabalho realizado.

Ao ocupar o grande expediente, o vereador Angelo Antoninho Boscari Junior (PDT) discorreu sobre os problemas estruturais com o asfalto da Rua Marechal Floriano, no bairro União, além de mencionar as recorrentes reclamações dos moradores sobre a questão do esgoto e a necessidade de limpeza nos terrenos baldios e áreas de passeio público. O edil também apontou problemas com o asfalto em outros pontos do bairro, como em frente à Igreja Nossa Senhora Consoladora e nas ruas Benito Rota, Dom Pedro I e Dr. Antônio Tassis Gonzáles.

Já o vereador Clodomir José Rigo (Progressistas) fez uso do grande expediente para defender o Projeto de Lei nº 13/2024, de sua autoria, que dispõe sobre o ordenamento territorial e horário de funcionamento de entidades de tiro desportivo em Flores da Cunha. O edil iniciou sua fala citando que o município conta, atualmente, com o Clube Florense de Caça, Pesca e Tiro, localizado na comunidade São João, que possui aproximadamente 200 sócios; e o BVBR Clube de Caça, Pesca e Tiro, mais conhecido como Alvo Clube, localizado na Rua Dr. Montaury, e que possui em torno de 400 associados.

Em seguida, Rigo explicou que devido ao Decreto Federal nº 11.615/23, algumas novas regras passaram a ser observadas na prática do tiro esportivo, como a necessidade de distanciamento de escolas públicas e privadas e o horário de funcionamento dos clubes esportivos de todo o país. No entanto, essas normas se aplicariam para clubes irregulares ou em desacordo com as leis propostas, não sendo o caso das duas entidades florenses, uma vez que ambas possuem CR (Certificado de Registro) e Alvará de Funcionamento, além de serem frequentemente supervisionadas pelo Exército Brasileiro, que é responsável pelas autorizações, fiscalizações e vistorias para o funcionamento. O vereador afirmou, ainda, que o trabalho dos clubes florenses e o investimento de seus associados deve ser levado em consideração.

Por fim, o edil destacou que o tiro desportivo é uma prática que contribui para a melhoria da habilidade física e técnica dos participantes, além de promover o senso de responsabilidade, disciplina e respeito pelas normas de segurança do esporte. Além disso, argumentou que a entidade de tiro, por ensinar alunos por intermédio de instrutores, é uma instituição de ensino e distanciar atividades que atuam no mesmo ramo ofende a liberdade econômica; citando cidades que já aprovaram projetos de lei como o proposto em Flores da Cunha: Porto Alegre, Rosário do Sul, Novo Hamburgo, Bento Gonçalves, Sapiranga, Gravataí, Bagé e Rio Grande.

O vereador Vitório Francisco Dalcero (MDB) também utilizou o grande expediente para defender a Moção de Congratulações nº 02/2024, de sua autoria, para homenagear a nova diretoria da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Flores da Cunha (gestão 2024/2025), representada pela presidente, Márcia Schiavenin, e pela vice, Renata Zorgi Lusa, extensiva às demais integrantes, e também à presidente da gestão 2022/2023, Angélica Klinger Severo, extensiva a toda a diretoria, pelo exemplar trabalho realizado em prol da comunidade.

No Dia Mundial de Combate ao Câncer, Vitório proferiu: “Quando nós olhamos para uma entidade onde nós temos voluntárias dispostas a doar o seu tempo livre para trabalhar em uma causa para salvar vidas, isso não tem preço. Portanto, observar a atuação da Liga Feminina de Combate ao Câncer no nosso município é observar um gesto de muita grandiosidade, amor e empatia para com as pessoas. Enxergar no outro que está enfrentando um problema sério na sua saúde e estender a este uma ajuda. Verdadeiramente, a gente precisa olhar para essas voluntárias e dizer: muito obrigado pela ação que vocês fazem, o município agradece pela ação que vocês fazem, as famílias pelas quais vocês fazem a ação agradecem, enfim, a nossa comunidade se solidariza com o belíssimo trabalho que vocês desenvolvem”.

Confira as propostas aprovadas:

Projeto de Lei nº 13/2024, que dispõe sobre o ordenamento territorial e horário de funcionamento de entidades de tiro desportivo no município de Flores da Cunha.

Autoria: Vereador Clodomir José Rigo (Progressistas)

Moção nº 02/2024, de Congratulações à nova diretoria da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Flores da Cunha (gestão 2024/2025), representada pela presidente Márcia Regina Salvador Schiavenin, e a vice-presidente Renata Zorgi Lusa, extensiva às demais integrantes, e também à presidente da gestão 2022/2023, Angélica Klinger Severo, extensiva a toda a diretoria, pelo exemplar trabalho realizado.

Autoria: Vereador Vitório Francisco Dalcero (MDB)