Ir para conteúdo principal
Logotipo Print Câmara de Flores da Cunha
Conteúdo Principal
07/05/2024

Legislativo aprova PL nº 15/2024, que denomina de José Guaresi a estrada localizada em Sete de Setembro

Vereadores também foram favoráveis ao PL nº 25/2024 e a Moção de Apoio nº 06/2024, votados na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 6 de maio

COMPARTILHAR

A Câmara de Vereadores de Flores da Cunha aprovou, na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 6 de maio, o PL nº 15/2024, que denomina de Estrada José Guaresi a via pública não pavimentada, localizada na Comunidade de Sete de Setembro, no município de Flores da Cunha, e o PL nº 25/2024, que dispõe sobre o parcelamento de solo urbano do Loteamento Popular Nova Roma III, para fins de interesse social.

Na data, também foi aprovada por unanimidade pelo Legislativo a Moção de Apoio nº 06/2024, pauta de reivindicações do Grito de Terra Brasil, uma mobilização que representa os trabalhadores rurais do país.

No grande expediente, o vereador Diego Tonet (Progressistas) iniciou sua fala convidando os presentes a fazer um minuto de silêncio em homenagem às vítimas das enchentes no RS. Logo após, agradeceu ao nobre trabalho dos socorristas, que não medem esforços em prol do próximo, bem como aos civis que, com suas caminhonetes, jipes e aeronaves privadas arriscaram a própria vida para salvar outras pessoas. O edil enfatizou que desde a quinta-feira, dia 2 de maio, o Ginásio Poliesportivo está recebendo doações de centenas de voluntários e que estes dias de muita solidariedade permitiram auxiliar 19 localidades de Flores da Cunha e 10 cidades até o presente momento. 

Tonet frisou que em Flores da Cunha os danos também foram significativos, porém temos que agradecer por serem apenas materiais e não termos relatos de vítimas fatais ou pessoas feridas. O vereador afirmou ter recebido mensagens de pessoas com dificuldade no abastecimento de água ou que necessitavam de reparos nas estradas, mas pediu para que a comunidade tenha paciência, respeito e compreensão para que, junto ao poder público, se possa reconstruir toda a infraestrutura que sofreu danos, bem como realizar limpeza, reparos, e acolhimento a todas as casas e famílias atingidas. “O momento é de grande solidariedade, não é um momento de comparações, de envolver bandeiras políticas, de promoção em cima de tragédia dos outros, agora o momento é de ajudar dentro da possibilidade de cada um. O pouco de cada um certamente fará a diferença na vida de muitas pessoas e é isso que precisamos neste momento, que possamos esquecer ideologias e diferenças políticas. Não interessa se somos de direita ou de esquerda, agora somos todos gaúchos”, concluiu.

Ao ocupar o grande expediente, o vereador Horácio Natalino Rech (PL) também discorreu sobre a situação de calamidade em que o Estado se encontra, deixando seus sentimentos às famílias gaúchas que perderam algum ente querido, afirmando que o momento é de tristeza e união, que temos que dar o nosso melhor para auxiliar às pessoas atingidas. Nesse sentido, ele enfatizou que toda a ajuda é bem-vinda, às vezes uma palavra, um litro de leite, uma roupa, mostrando para essas famílias que elas não estão sozinhas e dizendo que se todos nos unirmos, por maior que seja a dor, sempre vai fazer a diferença.

O edil também destacou os prejuízos no bairro São Cristóvão, em Flores da Cunha, no qual muitos moradores perderam móveis e comida. Comentou sobre as estradas que foram muito atingidas; sobre a dificuldade que se tem para poder entregar e manter o fornecimento de água, que é o problema dos moradores do bairro Monte Belo – conforme mencionado pelo vereador Luiz André de Oliveira (Republicanos) em Declaração de Líder no pequeno expediente –, e mencionou o distrito de Otávio Rocha, que ficou sem Luz e internet. De acordo com Rech, tudo isso demonstra que temos vários fatores para nos preocuparmos e buscarmos fazer o máximo para prevenir, porque realmente são situações muito complicadas. Acrescentando que é bonito ver que as pessoas de Flores da Cunha doam, trabalham em busca de ajudar o próximo.

Ainda no grande expediente, o vereador Carlos Roberto Forlin (MDB) defendeu o Projeto de Lei nº 15/2024, de sua autoria, que denomina de Estrada José Guaresi a via pública não pavimentada, localizada na Comunidade de Sete de Setembro. Guga iniciou sua fala parabenizando e agradecendo a presença dos familiares de José Guaresi, acrescentando que trazer para a Câmara de Vereadores essa nomeação tem grande valor sentimental, e logo após, contou a história do homenageado.

José Guaresi nasceu em 20 de outubro de 1954 na comunidade de Sete de Setembro, um jovem simples, calmo e que sempre acompanhou e gostou do trabalho na colônia, especialmente ao lado do pai, Frederico Angelo Guaresi, da mãe, Tereza Bezutti Guaresi, e dos irmãos Cleudes, Ernesta, Felix, Melsi, Euclides, Vilso, Vanda, Gilmar e Marinês. Sempre muito prestativo, Guaresi auxiliava no trabalho da comunidade, atuando nas festas, bodega, grupo de jovens, mas uma de suas maiores paixões era jogar futebol pelo Bangu. O jovem gostava da retornar cedo para casa para poder descansar para a semana de trabalho que ia se iniciar, mas no dia 18 de julho de 1978, a mãe de José estranhou que o filho estava demorando para retornar, naquela tarde o time de Sete de Setembro enfrentava a equipe da linha 100, em uma disputa de bola, José caiu com o adversário e no gramado notaram que ficou sem reação, numa situação imóvel foi levado ao hospital, onde se constatou uma lesão em uma vértebra e permaneceu hospitalizado por 19 dias. José veio a falecer no dia 6 de julho de 1978, foi velado na casa da família, e se despediu da terra que tanto amava e cultivava em uma procissão de fé, por meio da qual foi conduzido até a igreja da comunidade, onde foi realizada a missa e seu sepultamento. Os 23 anos de José foram marcados pelo amor ao trabalho, a sua família, amigos, e principalmente ao esporte.

Logo após, o vereador lamentou a tragédia que assolou o Estado e parabenizou os colegas vereadores que estiveram se voluntariando. Afirmou que a comunidade é feita por todos e que acredita que nessa hora o que vale é a intenção de colaborar e, com certeza, sempre fazendo o bem sem olhar a quem. O edil também lembrou que sempre defendeu muito a questão do trabalho, geração de emprego, renda, agricultura, mas em um momento desses é preciso começar a olhar com outros olhos, buscar algum incentivo, maquinário. Informou que acredita que nesse momento tenha muita gente sem abrigo e que tenhamos que pensar em uma maneira para que possamos, junto com Executivo, trabalhar a questão desses auxílios e “correr atrás do prejuízo”, pois é dessa forma que iremos atacar os problemas e trazer resultados para a comunidade afetada.

 

Confira as propostas aprovadas:

 

Nova Redação do Projeto de Lei nº 15/2024: denomina de Estrada José Guaresi a via pública não pavimentada, localizada na Comunidade de Sete de Setembro, no município de Flores da Cunha.

Autoria: vereador Carlos Roberto Forlin (MDB)

 

Projeto de Lei nº 25/2024: dispõe sobre o parcelamento de solo urbano do Loteamento Popular Nova Roma III, para fins de interesse social.

Autoria: Poder Executivo

 

Moção de Apoio nº 06/2024: pauta de reivindicações do Grito de Terra Brasil, uma mobilização que representa os trabalhadores rurais do país. Destacamos os desafios enfrentados pelos agricultores familiares gaúchos, especialmente no Proagro, e pedimos a revisão imediata das resoluções que prejudicam seu acesso.

Autoria: vereador Ademir Antonio Barp (MDB)


Conteúdo Rodapé