Ir para conteúdo principal
Logotipo Print Câmara de Flores da Cunha
Conteúdo Principal
25/06/2024

Leo Clube de Flores da Cunha recebe Moção de Congratulações pelos 25 anos de história

Sessão ordinária desta segunda-feira, dia 24 de junho, também aprovou o Projeto de Lei nº 37/2024 e prestou homenagens ao ex-vereador, Hilário Sgarioni

COMPARTILHAR

Na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 24 de junho, a Câmara de Vereadores prestou sua homenagem ao ex-vereador Hilário Sgarioni, que faleceu neste domingo, dia 23 de junho, aos 85 anos de idade (lei mais aqui).

Dando início aos trabalhos, a Casa Legislativa aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 37/2024 e a Moção de Congratulações nº 11/2024 (confira mais detalhes abaixo). Os vereadores usaram o espaço do pequeno expediente para defender suas indicações.

Vitório Francisco Dalcero (MDB) ocupou o grande expediente para defender a Moção de sua autoria, subscrita pela vereadora Silvana De Carli, que homenageia o LEO Clube de Flores da Cunha pelos 25 anos de serviço voluntário. O edil lembrou a trajetória do maior clube de serviço juvenil do mundo que, em nosso município, foi fundado em 22 de junho de 1999. Patrocinado pelo Lions Clube Flores da Cunha, o atual quadro associativo do LEO Flores conta com 23 associados ativos e 3 convidados. No mundo inteiro, por sua vez, são mais de 7,7 mil clubes, em mais de 150 países, contando com mais de 200 mil associados.

A sigla LEO significa "Liderança, Experiência e Oportunidade", conceitos básicos da convivência e desenvolvimento dentro do clube, cujos voluntários realizam atividades em prol da cultura e cidadania, ampliando seus conhecimentos e horizontes por meio da dedicação ao serviço filantrópico. O Leo Clube Flores da Cunha promove reuniões ordinárias e festivas, jantares beneficentes, como a famosa Feijoada do LEO e eventos. A entidade atua com projetos sociais, atividades para o Dia da Criança, Páscoa e Natal, campanhas de arrecadação de alimentos, brinquedos, conscientização sobre o cuidado com o meio ambiente e doação de sangue. Dalcero finalizou sua fala parabenizando e valorizando a importância do trabalho de todos os voluntários do LEO Clube pelos 25 anos de história.

Luiz André de Oliveira (Republicanos) iniciou sua fala na tribuna mencionando o asfaltamento da estrada que dá acesso à comunidade de São Martinho, lembrando que é uma demanda de mais de 20 anos e que, como vereador, diversos moradores o procuraram para que pudesse auxiliá-los a conseguir, com o auxílio de deputados, verbas para essa pavimentação, citando a emenda impositiva do vereador Carlos Roberto Forlin (MDB) e a importância desta via para o município de Flores da Cunha. O edil também levantou a questão do bairro Villagio, para o qual apresentou duas emendas impositivas que, juntas, somam R$ 70 mil, para colocação de uma academia ao ar livre, brinquedos para as crianças e um acesso mais fácil. O vereador disse estar feliz pelo fato de a administração estar realizando a manutenção, afinal, a prática de qualquer esporte no local, nos últimos tempos, estava sendo comprometida pela ausência de areia.

Outro ponto levantado por Luizzão foi a Rua Vittore Toigo, na Estrada Velha, que está muito maltratada e conservada, sobretudo após os últimos eventos climáticos. O edil destacou que tem conversado com a prefeitura de Caxias do Sul e de Flores da Cunha para definir o que pertence a cada um dos municípios. O vereador também mencionou sua visita ao bairro São Pedro e sua constatação de que a água acaba retornando para as residências, citando o exemplo de uma família que perdeu seus móveis pela terceira vez. No mesmo bairro o edil citou a existência de um vazamento na quadra de esportes, que preocupa os moradores por colocar em risco a saúde das crianças. Por fim, Oliveira lembrou a necessidade de instalação de um dispositivo de velocidade, para inibir acidentes, próximo a Escola Leonel de Moura Brizola, uma demanda antiga que, segundo o vereador, havia sinais de que seria resolvida no início deste ano, após audiência pública com a CSG, mas, até antão, nada mudou.

A vereadora Silvana De Carli (Progressistas) iniciou sua fala no grande expediente parabenizando o LEO Clube e o Lions Clube pela Moção de Congratulações e lembrando que também fez parte deste movimento. Em seguida, a edil abordou a questão do Junho Violeta e reforçou a Lei de sua autoria nº 3.573 que instituiu a data de 15 de junho como Dia Municipal de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Nesse sentido, Silvana trouxe dados de que a violência contra essa faixa etária cresceu 49% em 2023 em comparação a 2022, conforme a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos; com destaque para negligência, exposição de risco à saúde, tortura psíquica, maus-tratos e violência patrimonial. Ainda conforme o estudo, os agressores, na grande maioria, são os próprios filhos ou familiares da pessoa idosa; já as vítimas, em grande parte, são mulheres acima de 80 anos de idade.

A edil também apontou possíveis respostas para o questionamento: o que leva as pessoas a cometerem esses crimes? Logo após, citou a criação da Comissão da Pessoa Idosa; o desenvolvimento do Guia da Pessoa Idosa, com informações sobre direitos, deveres, violência contra a pessoa idosa e dados que incentivam a denúncia pelo Disque 100; além da criação, juntamente com o Procon, de um folder com orientações para não cair em golpes financeiros. Silvana finalizou sua fala prestando uma homenagem pela perda do ex-vereador Hilário Sgarioni, definindo-o como uma pessoa muito carinhosa, querida, apoiador da boa política e mencionando a homenagem que ele recebeu da Câmara de Vereadores, em 2021, sendo agraciado com o título de Cidadão Benemérito de Flores da Cunha.

 

Confira as proposições aprovadas:

 

Projeto de Lei nº 37/2024: autoriza o Executivo Municipal a contratar, por prazo determinado, motorista, visando atender necessidade temporária de excepcional interesse público.

 

Autoria: Poder Executivo

 

 Moção de Congratulações nº 11/2024: ao LEO Clube Flores da Cunha, pelos 25 anos de serviço voluntário juvenil, na pessoa do Presidente Vítor Miguel Dalcero, extensiva a toda diretoria, e aos demais membros que fazem parte dessa história de serviços prestados à comunidade.

 

Autoria: vereador Vitório Francisco Dalcero (MDB)


Conteúdo Rodapé