01/06/2021

Luizão alerta sobre o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Vereador apontou formas de ajudar jovens que possam estar sofrendo abuso

No grande expediente desta segunda-feira, dia 31, na Câmara de Vereadores de Flores da Cunha, o vereador Luiz André de Oliveira (REPUBLICANOS) ressaltou a importância do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Com ênfase na matéria de capa do jornal o Florense, da última sexta, dia 28, e da passagem da data do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o vereador abordou a importância de falar sobre um tema, segundo ele, ainda encoberto por preconceitos, dificuldades e estereótipos.

O parlamentar lembrou que a data foi instituída por lei em 2000, remetendo ao caso da menina Araceli Cabrera Crespo e destacou a importância de se denunciar qualquer crime, especialmente em casos de abuso e exploração sexual infantil. “Todos os dias, jovens são vítimas de violência sexual e tem seus direitos violados de inumeras formas no Brasil e o pior é que a maior parte dos abusos acontece dentro do proprio lar e do nucleo familiar da vítima, local que deveria servir de refugio e proteção”, alertou.

Oliveira relatou também que a maior parte dos casos o  abusador é alguém próximo da vítima, como pais, padrastos, familiares ou conhecidos. “É muito difícil para as vítimas saberem identificar atitudes suspeitas dos abusadores. Em decorrência da pandemia, grande parte das escolas permanecem fechadas, as consultas médicas estão sendo remarcadas ou sendo feitas de forma virtual. Tal situação, nos gera questões, uma vez que a falta de contato com terceiros por parte das crianças acaba sendo um agravante”, lembrou.

O vereador destacou ainda uma série de estudos que ajudam a identificar quando os pequenos estão sofrendo algum tipo de abuso. Acreditar no que eles dizem, analisar grandes mudanças comportamentais como o medo de ficarem sozinhos, atenção a possíveis traumatismos físicos, observar regressões comportamentais, entre outros. O dever de ser e se fazer o combate a crianças e adolescentes é dever de todos nós, ou seja, da família, da sociedade e do estado, assegurando todos os direitos fundamentais e específicos para estes infantes, combatendo toda a forma de negligência”, defendeu.

Oliveira reforçou que muitas vezes a população se atém que este é um tema somente dos grandes centros, mas que os casos têm ocorrido em Flores da Cunha, conforme publicado pelo jornal O Florense, que constata 11 crimes contra a liberdade sexual de crianças e adolescentes, dois deles na última semana. “Gostaria de deixar um apelo aos pais da nossa comunidade que fiquem atentos a todos os sinais pois sabemos que muitos destes casos só foram descobertos no momento da volta as aulas”, enfatizou.