13/03/2024

Maria do Carmo Sozo Vitor é a Mulher Cidadã 2024

Indicada pelo SindiServ, ela foi homenageada em sessão solene na última quinta-feira

A Câmara de Vereadores de Flores da Cunha entregou na noite da última quinta-feira, 07 de março, o Certificado Mulher Cidadã à Maria do Carmo Sozo Vitor. Fonoaudióloga há quase 40 anos e servidora pública do município há 22 anos, ela foi indicada pelo Sindicato dos Servidores Públicos para receber o título.

Natural de Flores da Cunha, Maria do Carmo nasceu em 02 de setembro de 1962, é a segunda filha de Francisco Ernesto Sozo e Romana Sandi Sozo. Casada com Fernando José Vitor e mãe de Ricardo Sozo Vitor, que herdou da mãe o carinho pela saúde e se formou em medicina, tornando-se Cirurgião Digestivo e Cirurgião Clínico.

Aos 13 anos, Maria se mudou para o Recife com a família e, foi ali que começou a sua história na fonoaudiologia. Em 1979 ela entrou para a Universidade Católica de Pernambuco, participou ativamente do processo de regulamentação da profissão, que foi regulamentada em 09 de dezembro de 1981 pelo Presidente João Figueiredo. Em 1985, Maria do Carmo recebeu o diploma de Fonoaudióloga e, em 1986, retornou a Flores da Cunha.

Além disso, Maria realizou estágio e residência no Hospital Malformações Crânio-Faciais pela USP; especializou-se em Neuropsicologia pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas, e Fonoaudiologia Hospitalar pela Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Também realizou trabalho voluntário no Hospital Geral e no Hospital Pompéia na UTI Neonatal por cerca de dez anos.

O seu trabalho sempre foi focado em necessidades especiais. Maria afirma que possui um carinho especial com os pacientes idosos e crianças. Nesses quase 40 anos de atuação, Maria desempenhou um papel essencial na comunidade, podendo citar os seguintes: Fonoaudióloga da Apae em Caxias do Sul, de 1986 a 1993; Fonoaudióloga da Associação Educacional Hellen Keller, de 1988 a 2022; Fonoaudióloga da Apae de Antônio Prado, de 2003 a 2005; Fonoaudióloga da Unidade de Assistência Social Pró Face do Círculo Operário Caxiense durante o período de 2005 a 2011, e de 2021 até então; Consultório Clínico em Caxias do Sul e Flores da Cunha, de 1993 a 2015; Prestadora de Serviço no Município de Flores da Cunha de 1999 a 2002, quando passou no concurso do município e foi nomeada Fonoaudióloga pela Portaria 12.131, trabalhando desde então no Núcleo Integrado de Atendimento ao Educando (NIAE) e na Unidade Básica de Saúde Irmã Benedita Zorzi.

Com a Casa cheia, Maria do Carmo foi homenageada não só pelo legislativo florense, mas também pelos seus colegas de trabalho, alunos e familiares.