12/05/2021

Oliveira aborda importância da separação do lixo

Vereador frisou que a conscientização da sociedade acarreta em lucro para a usinagem e para o planeta

No grande expediente o vereador Luiz André de Oliveira (REPUBLICANOS) comentou a importância da separação e da reciclagem do lixo levantando dados do município. Ao encontro da publicação da edição de 30 de abril do jornal O Florense o vereador frisou que “temos que aprender a separar o lixo”, destacando a capa da periódico. “Apenas 30% do lixo despejado nos container seletivo do município é reaproveitado. Muito se perde pela falta de conscientização da população em não separar o lixo corretamente, a irresponsabilidade dos moradores ocasiona desperdício de dinheiro aos cofres públicos e aumenta a poluição”, leu o vereador.

Conforme Oliveira, a matéria motivou a busca por mais informações sobre o lixo. Assim o vereador visitou a usina que realiza a triagem do lixo em Flores da Cunha. O vereador apresentou fotos do material separado do lixo orgânico pela usinagem, que continham grande quantidade de lixo seco. “Trinta por cento do lixo que é feita a triagem, dá em torno de R$ 1400 para cada trabalhador da cooperativa. Se nós pudéssemos colaborar mais com a separação do lixo, provavelmente essas pessoas iriam ter um ganho muito maior para o sustento de suas famílias”, lembrou o vereador. A cooperativa conta hoje com 18 colaboradores. “São dezoito famílias que sobrevivem desta renda. Se nós conseguíssemos atingir um patamar talvez de 60 ou 70%, imaginem quanto mais essas famílias iriam ter para o sustento de suas casas”.

O vereador finalizou reforçando a importância da separação do lixo doméstico para o aproveitamento na reciclagem. “Segundo a última pesquisa Nacional de Saneamento Básico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), são recolhidas no Brasil cerca de 180 mil toneladas diárias de resíduos sólidos. Mais da metade desses resíduos é jogado em aterros ou lixões, sem qualquer tratamento. Com isso, o prejuízo econômico passa dos R$ 8 milhões (bilhões) anuais”, acentuou.

Por fim, o vereador destacou que com a correta separação é possível, a reutilização; a reciclagem; o melhor valor agregado ao material a ser reciclado. “A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. As vantagens da separação do lixo doméstico ficam cada vez mais evidentes. A reciclagem economiza recursos naturais e gera renda para milhares de catadores de lixo, e parte da população que depende dos resíduos sólidos descartados para sobreviver”, finalizou.