29/06/2023

Parlamento Regional da Serra Gaúcha debate trabalho análago à escravidão

Vereadores da Serra Gaúcha se reuniram nesta quarta na CIC de Garibaldi

A Câmara Municipal de Flores da Cunha marcou presença na reunião do Parlamento Regional da Serra Gaúcha, que ocorreu na última quarta-feira, dia 28. Durante o encontro, foi discutida a preocupação em relação à forma como a mídia divulgou notícias sobre empresas da região, especialmente em Bento Gonçalves, envolvendo trabalho análogo à escravidão. O presidente do legislativo florense, Diego Tonet (Progressistas) e os vereadores Ademir Barp (MDB), Regis Slaviero (PDT) e Angelo Boscari Junior (PDT), atualmente licenciado, estiveram no encontro que contou com a presença de representantes de parlamentares de toda a região, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e do secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional do Rio Grande do Sul, Gilmar Sossella.

Conforme Tonet, os vereadores manifestaram seu descontentamento com o rótulo negativo atribuído ao setor da uva, ressaltando os prejuízos causados ao turismo e à venda de vinhos. Os vereadores solicitaram à Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional que seja elaborado um documento com todas as normas que os agricultores devem cumprir, a fim de que essa informação seja compartilhada de maneira acessível por meio das secretarias de agricultura e dos sindicatos.

Durante a reunião, também foram abordados critérios para alojamento de trabalhadores e as questões trabalhistas entre empregadores e empregados. A reunião reforçou o compromisso do Parlamento Regional em buscar soluções para demandas importantes da região, como no caso do Hospital Geral, onde foram obtidos avanços na busca por recursos federais.