Neste mês de setembro, quando o Rio Grande do Sul comemora a Revolução Farroupilha – o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiras, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais –, a Câmara de Vereadores de Flores da Cunha homenageou, nesta quinta-feira, dia 26 de setembro, na Sala de Sessões Olindo Carlos Toigo, o Piquete Os Tropeiros. A entidade foi agraciada com a Medalha Mérito Farroupilha, conforme o Decreto Legislativo 070, de 20 de agosto de 2024, de autoria do vereador Horácio Natalino Rech.
Na ocasião, foi exibido um vídeo elaborado a partir de depoimentos dos integrantes do grupo. O audiovisual contou a história do Piquete Os Tropeiros e abordou os principais desafios para manter a chama do tradicionalismo acesa nos dias atuais.
O patrão da entidade, Jordão Vanelli Romano, agradeceu pela homenagem e enalteceu o orgulho em integrar o piquete: “Quero dizer que eu faço parte do grupo de cavalgadas há uns dez anos ou mais e aprendi muitas lições e costumes do tradicionalismo gaúcho. Quando entrei no grupo eu era um peãozinho, no decorrer dos anos fui nomeado vice patrão e, agora, finalmente, sou o patrão”, empolgou-se, concluindo: “quero dizer a todos os pais de crianças pequenas que o grupo de cavalgada Os Tropeiros está de portas abertas para toda a gauchada que quer fazer parte desta família, para que a chama crioula da tradição nunca se apague. Como sugestão ao Poder Público, penso que deveriam incentivar, nas escolas, aulas de danças gaúchas, para as crianças aprenderem a dançar, a respeitar, e ser educadas com prendas ou peões”.
Na sequência, o vice patrão, Silvio Renato Zin, proferiu algumas palavras: “A gente promete sempre fazer uma parceria entre prefeitura e Tropeiros. Quando precisarem de Os Tropeiros a gente sempre vai estar à disposição para qualquer coisa, qualquer evento, qualquer cavalgada que tiver e; a gente se dispõem também a, quando for feita uma reunião para fazer um evento, colaborar, dar ideias, para melhorar sempre, cada vez mais”. Zin, que foi patrono da entidade por três vezes, findou sua fala agradecendo a todos pela homenagem.
Após o término da solenidade, os convidados foram recepcionados em um coquetel, no Solar Dalva Maitelli Belló, na Câmara de Vereadores. A entrega da Medalha Mérito Farroupilha pode ser revista no Youtube.
O Piquete Os Tropeiros
Tendo como carro-chefe as cavalgadas, o Piquete Os Tropeiros foi fundado há 21 anos e carrega em suas andanças o nome do município de Flores da Cunha. Criada em 21 de junho de 2003, a entidade iniciou suas atividades reunindo-se nas chácaras de seus integrantes, até que, dois anos depois, a necessidade de um galpão que servisse como sede social para reuniões e confraternizações, tornou-se evidente.
Reconhecendo a relevância do projeto para a comunidade, uma vez que o grupo preza pela manutenção e desenvolvimento da cultura gaúcha no município de Flores da Cunha e em âmbito regional, o então patrão Silvio Renato Zin buscou apoio junto a prefeitura, e a parceria resultou na obtenção de um espaço destinado à construção do galpão.
No entanto, para dar sequência a construção da sede era necessário obter um CNPJ, que formalizasse a existência jurídica da entidade. Sendo assim, com o apoio de outros dois piquetes –Tropilho Serrano e Picasso Velho – foi possível obter o CNPJ necessário, que culminou na fundação do CTG Velho Tropeiro Serrano. A criação do CTG marcou um passo significativo na história do Piquete Os Tropeiros, consolidando a entidade como um centro de promoção e preservação da cultura gaúcha.
Atualmente, o Piquete Os Tropeiros tem como patrão, Jordão Vanelli Romano; vice patrão, Silvio Renato Zin, e; tesoureiro, Clemente Viapiana.
A Medalha Mérito Farroupilha
O Projeto de Lei 044/2019, que instituiu a Medalha Mérito Farroupilha, foi proposto pelo Vereador Samuel de Barros Dias e aprovado pelos demais vereadores do Poder Legislativo em 2020, sendo promulgada a Lei Municipal 3.474/2020. O objetivo é agraciar pessoas ou entidades que se destaquem na preservação e valorização da cultura do movimento gaúcho no município de Flores da Cunha. Esta é a segunda homenagem concedida após a instituição da lei.
Fotos: Karine Bergozza/ Câmara de Vereadores FC