Na tarde desta sexta-feira, 06 de dezembro, a Câmara De Vereadores foi palco de um importante encontro que tratou sobre o projeto Primeira Infância Melhor (PIM), uma política pública pioneira no Brasil, que trata sobre a promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. Na oportunidade, o projeto foi apresentado pelo Grupo Técnico Estadual do PIM, representados por Luiza Campos Menezes e Cleci de Souza Lima Martins, da Secretaria Estadual da Saúde e Kelly Prado do Departamento de Assistência Social do Estado.
O PIM, considerado um dos projetos prioritários da Secretaria Estadual da Saúde (SES), é um projeto que pode ser inserido dentro dos moldes de cada município, pelo qual desenvolve-se através de visitas domiciliares e comunitárias realizadas semanalmente a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, visando o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar de suas crianças. O projeto está voltado para o desenvolvimento pleno das capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais do ser humano, e tem como eixos de sustentação a Comunidade, a Família e a Intersetorialidade.
Além do PIM, as representantes estaduais falaram sobre a importância do Projeto Criança Feliz, de iniciativa do Ministério da Cidadania, coordenado pelo Ministro gaúcho, o médico Osmar Terra, cujo objetivo é promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. O projeto foi premiado recentemente com o Prêmio Wise Awards, frente a 481 projetos inscritos, como uma das seis iniciativas mais inovadoras do mundo no enfrentamento aos desafios globais de educação.
O encontro foi coordenado pelo presidente da Câmara de Vereadores e teve a participação de vereadores, secretários municipais, conselheiros e coordenadores das áreas da Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. O intuito do encontro é tratar da implantação dessas iniciativas no município de Flores da Cunha, já que o foco principal é trabalhar com o amadurecimento e fortalecimento dos vínculos familiares, a proteção à criança, o combate à gravidez na adolescência, entre outros fatores vinculados a formação humana. “ Se investirmos no início da vida das crianças, mudamos o seu futuro, mudamos a sua história e alteramos o seu fim”, destaca o Presidente da Câmara, Vereador Samuel de Barros Dias.
Fonte: Assessoria de Comunicação