04/05/2021

Tonet defende projeto que beneficia doadores de Sangue

Vereador é autor do projeto que favorece voluntários com meia-entrada

O vereador Diego Tonet (PROGRESSISTAS) utilizou seu espaço na tribuna na sessão de segunda, dia 3, para defender o Projeto de Lei nº 007/2021. O PL, aprovado na mesma sessão, é o segundo de autoria do parlamentar e institui aos doadores de sangue do município de Flores da Cunha, o benefício da meia-entrada em eventos culturais, artísticos, esportivos e de lazer, realizados em locais públicos.

A intenção do vereador é estimular que as pessoas se tornem doadoras frequentes. Conforme Tonet, o Ministério da Saúde reforça que é preciso promover e fortalecer as ações que estimulam a doação voluntária para que seja possível manter os estoques dos hemocentros. “Essa necessidade ganhou maior urgência nos últimos anos tendo em vista que, em 2020, o número de doadores reduziu em torno de 20%  em decorrência da pandemia”, alertou.

Para Tonet, o projeto de lei vai ao encontro dos objetivos do Ministério da Saúde e das necessidades da população no sentido de estimular cada vez mais voluntários. “Embora seja um nobre ato voluntário e que muitas pessoas o façam sempre com o intuito de ajudar, sem desejar nada em troca, acredito que cabe ao poder público estimular esta prática como ato relevante de solidariedade humana e compromisso social”, defende.

Apesar de os eventos estarem suspensos neste período de pandemia, O vereador faz a projeção para a volta de normalidade. “Será gratificante poder conceder o benefício da meia-entrada aos doadores de sangue”, projetou.

A exigência é de pelo menos duas doações no período que compreende 12 meses, que serão comprovadas mediante fornecimento de declaração pelo hemocentro.

O vereador também utilizou o espaço para defender sua Moção de Congratulações à Cooperativa Nova Aliança. Confira matéria aqui.