02/07/2019

Vereador fala sobre projeto de iniciativa do Sebrae direcionado ao processo de produção de vinhos e sucos de qualidade....

Na noite desta segunda-feira, 1º de julho, o Vereador César Ulian (Progressistas) usou a tribuna para falar de um programa de iniciativa do Sebrae, no projeto Empreendedorismo que Transforma. Dentro das ações do Sebrae, Ulian destacou o programa Mais Agro, que é direcionado  ao processo de produção de vinhos e sucos de uva da melhor qualidade. Um projeto de forma simplificada, que trabalha principalmente com os produtores rurais de uvas para processamento. Ações previstas são de curto prazo, que visam trabalhar técnicas de manejo mais adequadas, a fim de garantir a melhoria da qualidade do processo de produção de uvas, desde o produtor até o fabricante de vinhos e sucos.

Em 2019, o projeto está em fase de apresentação, o projeto será subdividido em cincos etapas, ou seja, neste primeiro momento ocorre a fase de mobilização e conhecimento das práticas pelos agricultores. No segundo momento ocorrem as análises do solo, para posteriormente, na terceira etapa, iniciar os processos de intepretação do solo, a fim de encontrar as necessidades de cada produtor, foco do projeto. Na quarta etapa serão trabalhadas as formas de manejo para cada produção, e na quinta fase ocorre o encerramento das ações. Nesta fase o projeto busca novas iniciativas, a fim de combater necessidades coletivas de produção. Apoiam a iniciativa a Universidade de Caxias do Sul, Emater e Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

Vindo ao encontro desta ação, o vereador protocolou o Projeto de Lei nº026/2019, que institui o Dia Municipal do Suco de uva. A proposta visa estabelecer o primeiro domingo de março como o data comemorativa. O projeto visa promover eventos que tenham como foco principal o suco de uva, a fim de propagar seus benefícios e a produção no município.