04/06/2019

Vereador presta homenagem à professora Claudina Nair Conti e seu marido James José Conti....

Na sessão desta segunda-feira, 03 de junho, o Vereador César Ulian (Progressistas) prestou agradecimento aos homenageados com denominação de ruas, no Projeto de Lei nº021/2019, que homenageou a professora Claudina Nair Conti e seu marido James José Conti. Da união de Nair e James nasceu o filho Camillo. Com esforço e dedicação, concluiu o 2º grau, no então Ginásio São Rafael, cursando posteriormente o magistério, que a habilitava a lecionar. Formou-se em Geografia, na Universidade de Caxias do Sul. Lecionou em Caxias do Sul e Flores da Cunha onde foi professora de diversas gerações no Colégio São Rafael, sendo lembrada com carinho por todos. Era frequentadora do Centro de Tradições Galpão Serrano, do qual integrou a Patronagem juntamente com seu marido. A professora Claudina Nair foi uma dedicada educadora que ficou na lembrança de muitos jovens florenses. Claudina Nair Conti faleceu no dia 10 de fevereiro de 2009, em consequência de uma cirurgia de redução do estômago.

O marido de Nair, James José Conti, nasceu em Flores da Cunha no dia 20 de março de 1945. James foi motorista, gerente e proprietário de transportadora, foi um dos inovadores na área de transportes ao introduzir em Flores da cunha o caminhão cegonha que transporta automóveis. Antes disso, trabalhou como motorista de táxi, seguindo profissão de seu avô José e seu pai Henrique. Foi um dos pioneiros a se comunicar com rádio amador, PX, no caminhão, como meio de comunicação nas viagens que empreendeu em todo o Brasil, na Argentina, Uruguai e Chile. Foi um dos fundadores do PX Clube Andorinhas do Asfalto e o primeiro florense a ter uma licença da Anatel para operar rádio amador na cidade. O Clube de PX, segundo informa a própria Anatel-RS, teve e ainda tem um papel importante na comunicação entre transportadores de cargas, principalmente autônomos.

James Conti era amante das tradições e frequentador junto com sua família do Centro de Tradições Gaúchas. Foi fundador e integrante da patronagem do CTG Galpão Serrano, na função de Capataz (vice-presidente). James José Conti faleceu no dia 05 de dezembro de 2001 em um acidente de trânsito no município de Bento Gonçalves, quando retornava para casa.