04/06/2019

Vereador presta homenagem ao Sargento Pedro Martins

Vereador presta homenagem ao Sargento Pedro Martins...

Na sessão desta segunda-feira, 03 de junho, o Vereador Samuel de Barros Dias (PTB) utilizou a tribuna para prestar homenagem ao Sargento Pedro Martins, indicação do vereador petebista ao Projeto de Lei nº019/2019, de autoria do Vereador Moacir Ascari (Fera - MDB), que denomina as vias públicas do Loteamento Residencial Monte Alegre e a via pública do Loteamento Residencial Dolce Monte, no bairro Nova Trento, em Flores da Cunha. Em discurso aos familiares, o presidente da Câmara fez questão de apresentar o histórico de vida do Sargento da Brigada Militar e ex-subprefeito de Nova Pádua, Pedro Martins, que faleceu em 22 de junho de 2013.

Conheça a trajetória de vida do Sargento Pedro Martins

O Sargento Pedro Martins nasceu em Garibaldi/RS no dia 22 de março de 1926, sendo o mais velho dos oito filhos do casal Bernardino e Lúcia Martins (in memorian).

Viveu sua infância junto com sua família em Garibaldi e aos dezoito anos, em 13 de julho de 1944 ingressou na carreia militar como cabo e foi transferido para Vacaria /RS no ano de 1946. Conheceu sua esposa Sueli Teles Martins e no dia 05 de janeiro de 1950 pisaram em solo florense iniciando uma nova etapa de suas vidas.

Nessa época já tinham dois filhos, Maria Helena (nascida em Vacaria) e Vanderlei (nascido em Montenegro). Em Flores da Cunha tiveram a filha mais nova (Eliana) e em 09 de agosto de 1952 Pedro e Sueli casaram-se no civil. Viveram alguns anos em Flores da Cunha onde se aposentou como sargento da Brigada Militar no ano de 1968.

Após a aposentadoria mudaram-se para Nova Pádua e a convite do prefeito em exercício na época, Sr. Horácio Borghetti (in memorian), Pedro exerceu a função de subprefeito no período de 31 de janeiro de 1969 a 31 de janeiro de 1973. Juntamente com sua esposa e seus filhos, trabalhavam na subprefeitura, recebendo ligações, cartas, telegramas, repassando recados e entregando correspondências às famílias.

Acabado o mandato na subprefeitura, retornaram a morar em Flores da Cunha e, a partir de então, Pedro ingressou na empresa Transforte Sul, empresa de segurança bancária onde permaneceu por muitos anos como responsável pela seleção dos guardas que faziam segurança no Banco do Brasil, Caixa Econômica Estadual, Caixa Econômica Federal, Meridional e Banrisul.

Em 08 de agosto de1986 ocorreu um assalto na Caixa Econômica Federal onde Pedro estava fazendo a segurança do banco, quando perdeu um colega da Brigada Militar. Depois desse fato, Pedro trabalhou mais uns quatro anos e se aposentou na empresa Transforte Sul. Pedro faleceu no dia 22 de junho de 2013 de morte natural aos 87 anos.