10/06/2019

Vereador presta homenagem pelos 20 anos do LEO Clube de Flores da Cunha.

Vereador presta homenagem pelos 20 anos do LEO Clube de Flores da Cunha....

Na sessão desta segunda-feira, 10 de junho, o Vereador João Paulo Tonin Carpeggiani (MDB), prestou homenagem, através de Moção de Congratulações, à diretoria do LEO Clube Flores da Cunha, extensiva aos demais membros da entidade, pelos 20 anos de serviço voluntário juvenil em Flores da Cunha.

O LEO CLUBE

O LEO Clube é um programa oficial permanente de Lions Clube International, organização que visa o trabalho voluntário através do servir. A Associação Internacional de Lions Clubes foi fundada em 1917, mais precisamente no dia 07 de junho, na cidade de Chicago, Illinois, EUA, por um empresário de 38 anos chamado Melvin Jones, que acreditava que os clubes e entidades comerciais locais deveriam expandir seus horizontes, buscando mais do que apenas preocupações profissionais, ampliando-as também para o bem-estar das comunidades locais e ainda para as cidades de todo o mundo.

Hoje, com mais de 100 anos de existência, a Associação Internacional de Lions Clubes é a maior organização de serviço do mundo, com aproximadamente 1,4 milhão de sócios nos mais de 46 mil clubes espalhados pelo mundo, estampando orgulhosos seu lema “Nós Servimos”.

Uma das principais campanhas criadas pelo Lions, foi a SightFirst, em 1990, visando a conservação e a qualidade da visão do ser humano.

Em 1957, Jim Graver, um sócio ativo do Lions Clube de Glenside, Pensilvânia, EUA, e treinador do time de beisebol da Abington High School, com o apoio de outro sócio de seu Lions Clube, William Ernst, decidiu iniciar um clube de serviço para estudantes da escola. Sem pensar duas vezes, o Lions Clube de Glenside concordou e Graver e Ernst começaram seus trabalhos.

Graver convidou seu filho para a primeira reunião do clube, acompanhado de todo

seu time de beisebol com 26 jovens, juntamente com outros 09 calouros e veteranos da escola, formando assim um núcleo.

Foi no dia 05 de dezembro de 1957 que o Lions Clube de Glenside por fim concedeu a carta constitutiva ao, incialmente, Leo Club Abington High School, sendo o primeiro LEO Clube oficialmente criado no mundo.

O acrônimo de LEO que o grupo criou se referia a Leadership, Equality, depois alterado para Experience, e Opportunity (Liderança, Igualdade/ Experiência, e Oportunidade), com as cores vermelho escuro e dourado, as mesmas cores de sua escola, escolhidas para representá-los.

E foi em 1967 que a Associação Internacional de Lions Clubes decidiu adotar o programa LEO Clube como uma campanha permanente de seus serviços devido ao sucesso e proporções que o movimento LEO tomava.

Hoje o programa de LEO Clubes do Lions Internacional, voltado ao serviço voluntário juvenil, está presente em 145 países e territórios, compostos por jovens dos 12 aos 30 anos de idade. Atualmente, são mais de 175 mil associados ao redor do mundo, realizando atividades em prol da cultura, cidadania, meio ambiente, formação de lideranças e sempre buscando ampliar seus conhecimentos e horizontes através do serviço desinteressado. Ainda como benefício, os associados são ligados através do companheirismo, criando grandes laços de amizade, compreensão mútua e interesses em comum. Ao invés dos Companheiros LEO

apenas sonharem e desejarem um mundo melhor, eles lutam e buscam concretizar esse desejo, se tornando o principal motivo da existência do LEO Clube.

O LEO CLUBE FLORES DA CUNHA

Fundado em 22 de junho de 1999, o LEO Clube Flores da Cunha em 2019 completa 20 anos de serviços. Patrocinado pelo Lions Clube Flores da Cunha, o atual quadro associativo do LEO Flores conta com 44 membros, sendo 35 associados ativos, 05 associados forâneos e 04 convidados. A diretoria executiva do Ano Leoístico (AL) 2018/2019 é composta pelos Companheiros:

• Elisa Giachelin Cavagnoli – Presidente;

• Frederico Muraro – Vice-presidente;

• Carolina Antoniazzi – 2ª Vice-presidente;

• Brenda Luisa Dal Cero – Secretária;

• Sabrina Bortoluzzi – 2ª Secretária;

• Lais Facchin – Tesoureira;

• Gabriela Sandri Bordin – 2ª Tesoureira.

O LEO Flores da Cunha também é responsável pela fundação do LEO Clube na

cidade de São Marcos e possui uma excelente participação do quadro associativo em suas campanhas, eventos Leoísticos e Leonísticos a nível de Distrito e, é claro, de Distrito Múltiplo. Para conhecimento, o LEO Flores já sediou diversos eventos na cidade de Flores da Cunha:

• II AcampaLEO, em 2001,

• XV Conferência do Distrito LEO L D-7, em 2004

• VIII Conferência do Distrito Múltiplo LEO L D, em 2006.

• XVII Leopíada do Distrito LEO L D-7, em 2007.

• Posse do Gabinete e I Reunião do Conselho do Distrito LEO L D-7 AL 2008/2009.

• X Seminário de Desenvolvimento de Lideranças e Encontro da Região A, em 2010;

• XXV Conferência do Distrito LEO L D-7, em 2014.

• XV Seminário de Desenvolvimento de Lideranças e Encontro da Região A, em 2015, pela segunda vez.

XIX Conferência do Distrito Múltiplo LEO L D, em 2018.

Quando se trata de organizar e realizar eventos, o LEO Clube Flores da Cunha possui uma boa experiência, sempre tendo êxito no planejamento e execução de eventos diferenciados. Porém, além dos eventos o LEO Flores trabalha arduamente para desenvolver uma série de atividades em prol a comunidade de Flores da Cunha. Alguns exemplos são:

• Campanha do Agasalho –

• Campanha de Dia das Crianças:

• Pedágio da APAE:

• Feijoada do LEO Flores:

• Doações de Sangue:

• Feira LEO:

• Campanha de Natal:

• Campanha do Meio Ambiente:

• Campanha de Páscoa:

• Outras campanhas anuais propostas pelo Distrito LEO L D-7 e Distrito Múltiplo LEO  L D.