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05/08/2020

Vereador reforça importância da implantação do Banco de Alimentos.

Vereador reforça importância da implantação do Banco de Alimentos.

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     Na sessão desta segunda-feira, 03 de agosto, o Vereador Ademir Antonio Barp (MDB) usou a tribuna para falar sobre o projeto de implantação do banco de alimentos em Flores da Cunha.

 

Confira na íntegra:

 

Por ser um projeto complexo e que exige muito trabalho e união entre poder público e de muitas entidades, clubes de serviço, empresas, e a comunidade em geral, as etapas devem ser cuidadosamente pensadas. Vejamos alguns pontos que temos que trabalhar, aproveitando estruturas já existentes e consolidadas para integrar todo o processo.

Em nosso município várias empresas e os clubes de serviço como LIONS, na pessoa de seu presidente Valner Salvador, ROTARY Rafael Sheneider e principalmente o LEO CLUBE, são parceiros nessa caminhada.

O esforço deverá ser no sentido de apoiar e fortalecer as instituições de terceiro setor já existentes na cidade, que por sua vez, terão por responsabilidade identificar e cadastrar as famílias carentes de sua comunidade. Por sua vez, o Banco de Alimentos cadastrará e realizará visitas “in loco” a cada uma delas, buscando estabelecer as prioridades de atendimento, iniciando, como é óbvio, por aquelas que apresentarem maior índice de pobreza e necessidade. Nestas comunidades, o Banco de Alimentos irá concentrar todos os apoios que dispuser, quer identificando os problemas de desnutrição infantil, obesidade, anemias ferropriva, falciforme, Intolerância à lactose e alergia à proteína do leite de vaca, verminoses, doença Celíaca entre outras, por intermédio de seu corpo de nutricionistas, quer por cursos e treinamentos sobre higiene, manuseio de alimentos, bons hábitos alimentares, etc.

QUEM DEVE PARTICIPAR do Grupo de criação do Banco de Alimentos? - Todas as lideranças e forças vivas da cidade devem participar. O ideal é que ninguém fique de fora, mas existem aquelas que serão indispensáveis para que a iniciativa tenha sucesso. Vamos ver quem são: 1. O ORGANIZADOR DO GRUPO – Quem poderia exercer esta liderança?... Quaisquer Associações de classe, CICs, Universidades, Clubes de Serviço (ROTARY, LIONS), Prefeituras, ADCES, Sindicatos, Fundações, etc, poderão coordenar os trabalhos e disseminar a ideia. 2. SEGURANÇA ALIMENTAR - Temos Faculdades de Nutrição, Gastronomia ou Engenharia Alimentar na cidade? Caso positivo, está resolvido o problema! Vamos convidá-los a assumirem esta responsabilidade técnica, fundamental e extremamente necessária para a criação do Banco. Em caso negativo, haverá a necessidade da contratação de uma nutricionista profissional para assumir a responsabilidade técnica do Banco.

ONDE BUSCAR OS PARCEIROS – Inicie procurando quais destas instituições têm representação na cidade: ► Associação Comercial, Industrial e de Serviços ► Câmara de Comércio e Indústria ► Rotary Club – Rotaract – Interact – Casas da Amizade ► Lions Clubs – Leos Clubs ► FARSUL ou Sindicatos Rurais ► EMATER ► CIEE ► SESI ► Parceiros Voluntários ► OAB ► Universidades ► CRC ► Escoteiros / Bandeirantes ► Sindicatos ► Diaconias ► ADCES ► Bancos Comerciais ► CDLs ► ADVBs ► FAMURS – Pr

QUAL O PRIMEIRO PONTO A DISCUTIR? – Notadamente, após admitir o grande desafio que o Grupo terá pela frente, que será o da erradicação da fome, ou pelo menos a sua minimização, se passará à avaliação do problema local, iniciando-se pelo: ► MAPEAMENTO DAS INSTITUIÇÕES EXISTENTES NO MUNICIPIO – Se fará identificando, as creches, asilos, lares de excepcionais, associações comunitárias, em funcionamento no município. etc. Esta informação poderá ser encontrada no Conselho de Assistência Social do Município. ► CADASTRAMENTO DAS INSTITUIÇÕES – (Anexo 1 - Modelo do cadastro). Voluntários dos Clubes de Serviços (Rotary, Lions, Parceiros Voluntários, Escoteiros) – farão as visitas a cada uma das entidades e realizarão entrevista com o principal responsável, preenchendo todas as informações solicitadas no cadastro. ► BANCO DE DADOS – As informações coletadas pelos entrevistadores serão armazenadas no Banco de Dados (software disponibilizado pelo Banco de Alimentos) para posterior avaliação, análise e atendimento. O ideal, será tirar fotos das instituições, principalmente da fachada, cozinha, refeitório, etc.

ESTRUTURAÇÃO DO BANCO - Serão emitidas atas das reuniões para identificar como INSTITUIDORES ou FUNDADORES do Banco de Alimentos os integrantes do grupo. A data de fundação será definida pela vontade de todos.

NATUREZA JURÍDICA - O Grupo decidirá que tipo de organização será formada – Fundação, ONG, OSCIP, etc. Nossa sugestão é que se crie uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, principalmente pela facilidade e rapidez do processo de registro, e cujas orientações constam dos anexos. (Anexo II – Ata e Anexo III – Exigências do Ministério da Justiça). Para tanto o Grupo já deverá ter definido os membros do Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal, Diretoria Executiva, assim como seus Estatutos, conforme o Anexo IV.

INSTALAÇÕES DO BANCO - O local onde se instalará o Banco de Alimentos poderá ser cedido pela Prefeitura Municipal, por empresa, instituição, escola ou pessoa física, ou pode ser locado a preço de mercado. O ideal é que seja um local bem arejado, e que ofereça condições de higiene plena, com instalações de água corrente, esgoto, fácil escoamento, bom acesso a veículos, etc. e não necessitará acumular grande quantidade de alimentos. Deverá ser dotado, tão logo quanto possível, de câmara fria ou de freezers. Deverá, também, prever o uso de pallets, prateleiras, caixas. Aventais, sacolas e sacaria deveram ser padronizadas conforme anexo V. Não esquecer as condições de prevenção de roedores, insetos, pássaros e etc. 10. QUADRO DE PESSOAL - A Diretoria Executiva (voluntária) do Banco, irá contratar um executivo e um ou dois auxiliares de serviços para a operacionalização do Banco. Estas pessoas poderão ser cedidas por empresas ou pelo Poder Público. Da mesma forma, deverá ser indicada uma nutricionista responsável técnica do Banco, que poderá ser voluntária ou, igualmente, cedida por empresa ou Poder Público. 11. ORÇAMENTO - A Diretoria Executiva deverá fazer um levantamento das necessidades e demais despesas do Banco, tais como A partir do levantamento das necessidades, a Diretoria Executiva e os Instituidores devem buscar fontes de recursos que serão reconhecidas como MANTENEDORES do Banco de Alimentos. Da mesma forma, deverão se captados os PARCEIROS ESTRATÉGICOS, que são empresas e entidades prestadoras de serviços, como transportadores, publicidade, elaboração de material de divulgação, banners, folders, volantes para campanhas de doação, etc.

DOADORES E COLABORADORES - Serão todas as pessoas físicas ou jurídicas que doarem alimentos, perecíveis ou nã o -perecíveis. As doações deverão ser regulares e periódicas, de maneira a permitir o equacionamento dos repasses às instituições. Não se deve permitir o encaminhamento direto de doações às entidades carentes, pois a organização do Banco existe justamente para equalizar o fluxo entre as diferentes instituições.

Despesas: Para apuração das despesas iniciais do Banco na oportunidade de sua instalação, deverá contar a participação de todo o grupo, até para que o orçamento se aproxime ao máximo da realidade, devendo ser levados em conta, as seguintes rubricas: Pessoal: Supervisor/Gerente, Nutricionista, Auxiliar de serviços, ajudante de motorista, encargos tributários, despesas com cartórios, taxas, traslados, etc. Mobiliários: máquinas e equipamentos (computadores), ventiladores. Custeios: Água, luz, telefone, material de expediente, vestuários, embalagens, limpeza. Materiais de publicidade: Confecção de Folder, Banner, domínios de e-mail e Site Instalações: prateleiras, pallets, utensílios Investimentos : Adaptações do prédio, Câmaras frias, etc.

Beneficiários: PUBLICO ALVO - Como identificar as Instituições, Associações de Bairro e Comunidades que precisam ser atendidas : Neste caso é imprescindível colher as informações das Instituições cadastradas no Conselho de Assistência Social, Secretaria de Assistência Social do Município, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, diaconias, e ainda na Junta Comercial, para que depois, de apurado e minucioso “cruzamento” das informações, se possa obter um BANCO DE DADOS confiável. BANCO DE DADOS A partir deste trabalho, se iniciarão as atividades de MAPEAMENTO das MAPEAMENTO Instituições, que serão visitadas “in loco” individualmente por Clubes de Serviços e voluntários, para definir a “PRIORIDADE” de atendimento das Instituições. PRIORIDADE com este trabalho realizado, e se utilizando das informações contidas neste BANCO DE DADOS a BANCO DE DADOS DIRETORIA DE LOGISTICA, definirá o número de ROTAS, para que a partir daí, realize um distribuição organizada dos alimentos.

Sem dúvida, um grande serviço será oferecido a nossa população, estamos sentindo essa necessidade, principalmente nesses dias difíceis e de tantas incertezas como estamos vivendo em meio essa pandemia do Corona Vírus.

Outro assunto também, voltado ao interesse social, e que gostaria de trazer ao conhecimento de todos, foi uma ação que aconteceu nesse final de semana, por iniciativa do Clube LIONS de Flores da Cunha, onde realizou o primeiro “menarosto Delivery” ou por entrega, obedecendo assim todos os protocolos e evitando qualquer tipo de aglomerações.

Uma experiência nova para todos, que antes disso sempre   realizávamos eventos com grande número de pessoas participantes e colaboradores.

Otávio Rocha mais uma vez, teve a responsabilidade de fazer acontecer de forma diferente o tradicional evento beneficente promovido pelo Lions de Flores da Cunha, que arrecada recursos para a APAE, LIGA DE COMBATE AO CÂNCER e este ano ao Projeto MÃO AMIGA.

 

 

 

 

 


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