28/05/2019

Vereador sugere a abertura de visitações ao campanário como forma de potencializar o turismo do município...

Na sessão desta segunda-feira, 27 de maio, o Vereador João Paulo Tonin Carpeggiani (MDB) propôs alternativas para alavancar o turismo no município. Para o vereador, existem vários pontos no município que não estão sendo explorados, como é o caso Campanário, que em outubro comemora 70 anos de sua construção, sendo um dos maiores monumentos em pedra do Brasil, maior inclusive que o Cristo Redentor, que possui apenas 38 metros.

Diante desta alternativa, Carpeggiani acredita que esse potencial poderia ser explorado financeiramente inclusive, desde que houvesse desejo por parte da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, que é a proprietária do local. A exemplo de vários pontos turísticos pelo mundo, que usam de sua estrutura para aquecer a economia, o vereador acredita que o Campanário poderia ampliar sua estrutura de visitação, dentro nas normas de segurança, com uma pequena loja de souvenires, onde os turistas poderiam adquirir réplicas da torre e levar um pedaço de Flores da Cunha para suas casas.

Outra sugestão do edil é a instalação de uma nova iluminação, que permita a troca das cores em cada momento, como outubro rosa, novembro azul e a semana do Município. Diante desta possibilidade, para sua viabilização, Carpeggiani estará indicando ao Prefeito Municipal para que o Poder Executivo firme uma parceria público privada entre a Prefeitura e a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, caso haja interesse mútuo de ambas as partes, a fim de que fossem proporcionados os investimentos necessários para a viabilidade desta proposta.

Iniciativa essa que vem ao encontro dos fóruns de turismo organizado pelo Centro Empresarial, que destaca que a atividade turística depende do interesse do setor privado, da sua iniciativa e do seu empenho para dar certo. O poder público é a outra frente, dando suporte, subsídio e estrutura para que a atividade privada logre êxito e sucesso.