Na sessão desta segunda-feira, 24 de agosto, a Vereadora Claudete Gaio Conte (PDT) usou a tribuna para prestar homenagem à Irmã Clara (Clara Francisca da Anunciação). Na oportunidade, a vereadora falou dos desafios que serão enfrentados para o retorno às aulas conforme o calendário apresentado pelo Governo do Rio Grande do Sul, que propõe um retorno gradual e escalonado.
Assista ao vivo: https://youtu.be/4oKNfzEJn9E (10:10 a 24:00)
Confira na íntegra:
Boa noite a todos! Cumprimento o presidente desta casa legislativa Ver. João Paulo Tonin Carpeggianni, os colegas Vereadores, servidores da casa, imprensa, ao público presente e cumprimento em especial à Irmã Clara e à todas as Irmãs Clarissas Capuchinhas que acompanham a transmissão nesse momento.
Utilizo este espaço hoje, num primeiro momento, para prestar uma homenagem à nossa querida Irmã Clara. Que neste mês completou 32 anos de vida religiosa...
Convido para que acompanhemos um pouquinho de seu histórico...
Seu nome é Vânia Fátima Vaccari, nasceu no dia 13 de outubro de 1962, em São Cristóvão, Flores da Cunha, deu lugar a Clara Francisca da Anunciação ainda no período de noviciado. Irmã Clara tem dois irmãos e é a primogênita de Antonio Vaccari e Iolanda Otobelli Vaccari.
Foi em agosto do ano de 1988, que Irmã Clara fez seus primeiros votos.
Na época, a troca do nome era obrigatória e a escolha por Clara se deu após a sugestão das religiosas que já habitavam o Mosteiro. Acrescentou o Francisca e depois o Anunciação em uma homenagem à Maria.
Irmã Clara, foi a primeira florense a entrar na Ordem das Irmãs Clarissas Capuchinhas, passou por um período de incertezas ao escolher o que queria para a própria vida. Após um período de tempo contando com a orientação e ajuda da Irmã Benvenuta e do Frei Lori, Irmã Clara desafiou a família e os questionamentos que antes se faziam presentes, sua postura deu lugar a segurança e a certeza da escolha. Em agosto de 1993, realizou os votos perpétuos na Igreja Matriz do Município.
Com uma personalidade única, extrovertida, carismática e comunicativa, Irmã Clara conquistou o carinho e a admiração do povo de Flores da Cunha. É exemplo de fé e dedicação, abnegou de sua vida em família, da liberdade do mundo exterior para se doar inteiramente ao próximo, é reconhecida pela humildade e disponibilidade em sua participação social.
No convento sempre desenvolveu os mais diversos serviços e através de seus atendimentos e suas orações, sempre dissemina o lema “paz e bem!”.
Irmã Clara, por amor ao próximo, todos os anos enfrenta sua aversão a agulhas e picadas para doar sangue e plaquetas. Inclusive, a título de curiosidade, sempre quando chega ao Banco de Sangue para doar, já é reconhecida por sua aversão a agulhas pelas enfermeiras, porém sempre diz “me custa, mas eu enfrento”.
Em agosto de 2013, nesta Casa, foi aprovada uma moção de congratulações à Irmã Clara pelos 25 anos de Vida Religiosa dedicada a abnegação e a ajuda ao próximo, através da solidariedade e entendimento da alma humana. Por isso, encaminharemos um ofício assinado por todos os vereadores parabenizando e reconhecendo, mais uma vez, o nosso orgulho e a nossa admiração pelo trabalho que realiza e pela vida dedicada aos semelhantes.
Á irmã Clara nosso reconhecimento!
Também, a fim de informação gostaria de falar um pouquinho sobre o retorno das aulas presenciais nas escolas municipais, estaduais e particulares do Município...
Conforme calendário apresentado pelo governo do estado a previsão era a seguinte:
31/08 – Retorno da Ed. Infantil (foi realizada Enquete no município e 80% dos pais optaram por continuar com aulas domiciliares); então a primeira data apresentada pelo Governo estadual em nosso Município foi descartada;
14/09 – Retorno do Ensino Médio (em nosso Município alunos que frequentam escola São Rafael e Frei Caneca)
28/09 – Retorno das séries Finais do Ensino Fundamental (6 ao 9 anos);
08/10 – Retorno dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1 ao 5 anos)
E na sequencia o retorno das turmas de Educação infantil I e II (alunos de 4 e 5 anos de idade)
Para o retorno das aulas presenciais cada escola terá de instituir o COE-E local, o Plano de contingencia da escola que será submetido ao COE-E municipal para autorização do retorno. Todas as medidas de prevenção e EPIS serão utilizados.
Na verdade, com o retorno das aulas presenciais (que acontecerá somente com 50% da turma, onde os pais poderão optar se seu filho passa a ter aulas presenciais na escola (semana assim, semana não) ou continua com aulas domiciliares). O retorno serviria também para minimizar a falta de socialização, principalmente para os pequenos... para os quais é muito importante o compartilhar, o dividir, o acolher, o brincar junto... Isso, infelizmente, não será possível, não vai acontecer!
Na prática saberemos o quanto isto será positivo ou não!
Então, se os casos se estabilizarem e a projeção for de redução de novos casos, as datas apresentadas pelo Governo do Estado possivelmente se confirmem...
As escolas, por sua vez, estarão preparadas para receberem os alunos com toda a segurança... Porém, basta saber se os pais sentir-se-ão seguros em encaminhar seus filhos à escola, num momento de incertezas como os que estamos vivendo...
Apresento um vídeo de crianças cantando, para inspirarmos um pouco nesse momento em quer estamos vivendo. Pedindo calma... É o que precisamos em todos os sentidos!
Por ora era isso. Cedo o restante do meu tempo na tribuna para o Vereador Pedro. Muito obrigada pela atenção e uma boa semana a todos!