04/06/2019

Vereadora presta homenagem à professora Neusa Borghetti dos Santos.

Vereadora presta homenagem à professora Neusa Borghetti dos Santos....

Na sessão desta segunda-feira, 03 de junho, a vereadora Claudete Gaio Conte (PDT) utilizou a tribuna para também prestar homenagem à professora florense Neusa Josefina Borghetti dos Santos, pelo qual foi homenageada com denominação de rua, através do Projeto de Lei nº021/2019. Neusa era esposa de Luiz Carlos Pereira dos Santos, Engenheiro Agrônomo, onde por muitos anos exerceu a função de Chefe do laboratório de Enologia de Flores da Cunha. Desta união nasceram a ex-princesa da Fenavindima, Maria Fernanda dos Santos Rocha e do ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Luiz Antônio Pereira dos Santos.

Sua trajetória maior foi voltada à Educação e a movimentos sociais. Formou-se Professora na Escola Normal “Duque de Caxias”. Mais tarde, cursou as faculdades de Ciências e Pedagogia na Universidade de Caxias do Sul. Iniciou sua carreira como professora em escolas de Nova Roma, São Paulino, Nova Pádua, período em que para chegar às escolas do interior a situação era bastante precária pela falta de transporte. No decorrer de suas atividades conseguiu transferência para o bairro centro, sendo que lecionou na Escola Estadual Frei Caneca e mais adiante na Escola São Rafael, até à sua aposentadoria.

Além de cargos na área da educação Neusa participou, juntamente com seu esposo na Coordenação das primeiras festas da Vindima. Sua participação em eventos sociais foram destacáveis.  Atuou como voluntária na Liga Feminina de Combate ao Câncer, onde teve participação ativa na decoração da sala, reservada aos pacientes portadores do mal do Câncer. Sua atuação diante dos menos favorecidos, podemos destacar a tragédia em que uma casa foi levada pelas águas e Neusa, juntamente com a Professora Ada Montanari, reconstruíram a moradia. Neusa Josefina Borghetti dos Santos faleceu aos 77 anos, no dia 03 de maio de 2013.