01/06/2021

Vitório aponta necessidade e importância de Estação de Tratamento de Esgoto

Vereador abordou o tema do meio ambiente a apontou necessidades do município

Durante o grande expediente da sessão da última segunda-feira, o vereador Vitório Francisco Dalcero (MDB) discursou sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, abordando o impacto ambiental das ações humanas e a necessidade e importância de uma Estação de Tratamento de Esgoto no município de Flores da Cunha.

O vereador abordou os impactos ambientais causados pelo ser humano sobre a natureza e destacou especialmente o compromisso com a água. “As fontes de água doce são vitais para a vida no nosso planeta. Porém, o lançamento de resíduos poluentes acima da capacidade de absorção pelos organismos decompositores, que estão nos rios, córregos, lagos e mares, ameaça a sobrevivência de todos, pois dependemos da água para sobrevivermos”, frisou.

Dalcero comentou ainda os impactos causados pela atividade agrícola, pelo uso indiscriminado de agrotóxicos e de fertilizantes, pelo lixo depositado em terrenos baldios, o acúmulo de gases poluentes, a ameaça do desaparecimento das espécies, o desmatamento, entre outros. “A conscientização da população, o planejamento familiar, as leis ambientais, o cumprimento do código florestal, o aumento da fiscalização para conter o desmatamento ilegal, o monitoramento do desmatamento, o tratamento aos resíduos sólidos, o sistema de coleta, o tratamento dos esgotos domiciliares e industriais, entre outros, são ações imprescindíveis e urgentes que devemos adotar em todo o Planeta”, lembrou.

Para aproveitar o tema, o parlamentar destacou a busca por saneamento básico em Flores da Cunha. “É de conhecimento da grande maioria da população de Flores da Cunha, que não possuímos Estação de Tratamento de Esgoto, portanto zero porcento de tratamento de esgoto domiciliar”, frisou. Assim, o vereador apresentou um histórico das tratativas para a concretização de uma ETE no município, que discorrem desde 2011 e que ainda não foram formalizadas.  “Devemos enfatizar que outras reuniões e encontros foram efetuados pelo poder público municipal com representantes da Corsan no decorrer destes anos todos, sendo a última realizada na data de 19 de maio de 2021. Agora de posse da Lei 14.026 de julho de 2020 do novo marco legal do saneamento básico e que prevê a garantia de 90% do tratamento e a coleta de esgoto até 2033, novamente a Corsan se comprometeu através de um plano de ação com a universalização de esgoto”, destacou.

Para o vereador, apesar de o poder municipal fazer a sua parte, cobrando da Corsan a realização de ações sobre o saneamento básico, a falta de recursos na companhia faz com que as obras não ocorram. “Todo o investimento realizado no saneamento básico vai possibilitar melhor qualidade de vida a população, a redução de casos de doença contraídas pela má disposição de esgoto, a preservação dos recursos hídricos do município e o aprimoramento no índice de desenvolvimento urbano”, observou.